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Descrição do Workshop

Segundo Mitchel Resnick, diretor do grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, da mesma maneira que ao aprendermos a escrever quando crianças e desenvolvemos habilidades que nos fazem ver o mundo de outra forma, o ato de aprender a programar deve ser encarado da mesma forma nos dias atuais.

Nesse sentido é importante que professores aprendam os conceitos envolvidos na programação de computadores para que assim, possam ensinar com programação nas mais diversas disciplinas. A ideia é aprender como aplicar a programação em diversas disciplinas de forma divertida e lúdica .

Esse workshop apresenta conceitos de programação e tecnologia que estão cada vez mais presentes no dia a dia, você vai entender o que é : Internet das Coisas,  Cultura Maker, Arduino, Computação Física e  outros termos técnicos de forma simples e descomplicada.

Os conceitos serão apresentados de forma prática com leds, sensores e o Arduino que é uma plataforma de prototipagem eletrônica cujo objetivo é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar pelas mais diversos profissionais. Vamos conhecer essa plataforma e como podemos usá-la em sala de aula em projetos de diversas disciplinas.

Pré-requisitos e preparação para participação do workshop

  • Não existe nenhum pré-requisito para o workshop

Qual é o público alvo do Workshop ?

Professores de ensino médio e fundamental que queiram levar a programação e computação fśica para as suas disciplinas mas que nunca tiveram contato com a programação antes e/ou querem conhecer a plataforma Arduino. Chegou a hora!!!

Carga horária : 8 horas

Qual a infraestrutura necessária para realização do workshop?

  • Um computador por grupo que pode ser de até 4 pessoas
  • Projetor
  • Quadro Branco e Pincel
  • Tesouras
  • Fitas crepe
  • Post-it
  • Todos os componentes eletrônicos serão emprestados pela facilitadora, se for de interesse dos participantes, poderá haver a opção de comprar o kit eletrônico usado no curso (favor sinalizar esse desejo no pedido de orçamento)

Conteúdo do workshop

  • O que eu posso aprender com programação?
  • Afinal de contas o que é IoT, Computação Física, Cultura Maker e Arduino? O que isso tem haver com Educação?
  • Exemplos práticos: aprendizagem mão na massa
  • Computação sem Computador: aprendendo conceitos básicos de computação com papel e caneta e kits makers
    • Resolução de problemas
    • Pensamento Computacional
  • Chegou a hora de programar: hands-on com Arduino
    • Preparando o ambiente de desenvolvimento
    • O Arduino
    • Noções de eletrônica
    • Criando o primeiro programa
    • Luzes e leds
      • Como acender e apagar um LED
      • Brincando com os LEDS
    • Dá para fazer som com Arduino?
    • Sensores: os sentidos das nossas engenhocas computacionais
      • O que são sensores?
      • Sensor de luz (LDR)
      • Sensor ultrasônico: o que e para que serve
  • Como usar a computação física na minha disciplina?

Ficou interessado? Peça um orçamento pelo email: profmarcelasantos@gmail.com

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