cultura maker, ensino de programacao

node-red e Arduino

Node-red, é uma plataforma on-line, baseada em node.js Mesmo que ainda uma galera reclame, faça bico e torça a boca, é mais uma plataforma para programação em que você vai encaixando blocos e formando um fluxo. 

Antes de começarmos, um recadinho: esse tutorial é indicado para quem já conhece a plataforma Arduino mas está querendo dar seus primeiros passos no node-red.

Para instalar, você pode acessar esse tutorial aqui. Depois de instalado, basta acessar localmente o seguinte endereço http://127.0.0.1:1880/ , e então essa tela abaixo vai aparecer no seu navegador.

basic-fred-intro-01-marked.png

Na coluna mais a esquerda (1) estão todos os nós, organizados em bibliotecas: input, output, functions,  social, storage, analysis e advanced. Essas são as biblioteca padrão que já estão instaladas.

Na região 2, temos o nosso ambiente de desenvolvimento, é nele onde vamos arrastar os nós e conectá-los de forma que tenhamos um fluxo. Podemos ter vários fluxos no mesmo ambiente que aqui é chamado de Sheet, ou podemos ter vários Sheets (só clicar no sinal + que fica no topo a direita).

Antes de realizar o tutorial deste post, eu aconselho que se você não conhece o node-red, faça esses dois exemplos que estão disponíveis na própria página da plataforma:

Bom com esses dois dá pra entender como o node-red funciona, chegou a hora de adicionar os nós para uso com o Arduino. Existem duas formas de trabalhar com o Arduino:

  • enviando para o Arduino o arquivo Firmata padrão do protocolo Firmata (exemplo disponível na própria IDE)
  • escrevendo um código que interprete o que o node-red envia via porta Serial para o Arduino e fazendo o download desse código para o Arduino.

Nesse post a comunicação com o Arduino é feita usando o protocolo Firmata, para isso:

  • em exemplos na própria IDE do Arduino, procurei pela pasta Firmata e em seguida o código StandartFirmata
  • enviei esse código para o Arduino

O nó de saída Arduino atualmente suporta três modos de operação:

  • Digital – 0 ou 1
  • Analógico – 0 a 255
  • Servo – 0 a 180

Feito isso, é preciso instalar o nós para interface com o Arduino no node-red, nesse link AQUI, você pode ver como essa instalação pode ser feita e já dá para fazer um tutorial para se ambientar com essa arquitetura node-red >> Arduino.

Na paleta Arduino, existem dois nós: o de entrada e o de saída . O nó de saída Arduino atualmente suporta três modos de operação: digital (0 ou 1), analógico (0 a 255) e servo (0 a 180). Já o nó de entrada suportar pinos Digitais e Analógicos. A entrada enviará uma mensagem sempre que detectar uma alteração. 

Nesse tutorial resolvi fazer o seguinte:

  • um Arduino ligado via serial no meu notebook que roda o serviço node-red
  • ligado a ele um led RGB
  • vou consumir dados de uma página internet com previsão do tempo
  • de acordo com a temperatura o led RGB vai ascender de uma cor
  • e será enviado um tuitter para minha conta (@tchellita) avisando a faixa de temperatura: calor, clima agradável, friozinho ou frio de renguear cusco(muitooooo frio no gauchês 🙂 )

tutorialnodred

A seguir você poderá ver como estão configurados os nós: htt request e function. Para acessar a configuração é preciso somente dar dois cliques no nó.

httrequest1

function1function2

O nó msg.payload vai nos ajudar para debugar o código, o tweet só é preciso autorizar qual a conta será linkada com o fluxo. Agora vamos dar uma atenção aos nós do Arduino. Ao dar dois cliques nele essa janela aparece

arduino

No primeiro campo é preciso configurar em que porta o Arduino está. Em type é escolhido o tipo de dado, logo em seguida o pino do Arduino que vai receber esse dado e por último o nome do nó que você pode customizar. Fiz isso com cada pino específico para cada pino do led RGB.

Se você preferir pode copiar o código desse exemplo, basta fazer o download desse arquivo AQUI  e importar para o seu node-red, lembrando de mudar a porta na qual o seu Arduino está e os pinos do led RGB. Nesse tutorial eu usei um Arduino101 e o módulo led RGB da GBK

Bom era isso, em breve mais tutoriais com essa plataforma indo agora para o universo IoT. Dúvidas, sugestões ou elogios <3, só deixar aqui no blog ou na fanpage do blog!!! Até uma próxima!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s