cultura maker

Solution Jam – Smart Cities no #tdcfloripa2017

Essa é a segunda edição do Workshop Solution Jam no The Developer’s Conference. A gente fica no nosso QG praticamente todos os dias do evento… eu ainda dou uma boa circulada, vou em palestras mas a maior parte do tempo é ali. Dessa vez meu post sobre o #TDC é para contar o que se passa na sala da #jam. Bora?!

solutionjam

O tema foi Smart Cities: como poderíamos unir ferramentas e tecnologias de Internet das Coisas,  Computação em Nuvem e Design Thinking para resolver problemas reais das nossas cidades.

Durante 3 dias eles passaram por sessões técnicas das ferramentas:

  • Painel sobre Smart Cities com o Luís Gustavo e a Dionara Conrad da INAITEC e Felipe sobre da Oportunidade e Caos
  • Internet das Coisas, node-red e mqtt com o Vinicius Senger
  • Cloud Computing e AWS com o Julio Faerman
  • Design Thinking com a Cintia Citton, Vania Teofilo de Oliveira e o Igor Drudi

sjtdcfloripa20171.png

Depois desse processo inicial, os participantes colocaram a mão na massa, fazendo entrevistas, prototipando e testando suas soluções.

Foto final.jpg

A seguir um breve resumo do projeto de cada um deles. Formamos 4 grupos que escolheram trabalhar com os seguintes sub-temas:

Segurança

  • SOS UFSC: a insegurança no campus da UFSC foi o tema abordado pelo grupo SOS UFSC. Eles identificaram que os horários em que as pessoas tinham mais medo era a noite, desenvolveram um sensor de presença que envia uma foto do invasor ao controle de segurança da universidade, que após verificar se é realmente uma pessoa ativa um dispositivo que acende uma luz e soa um alarme.
  • Participantes: Juliano Grigulo (juliano.grigulo@novarumsky.com), Eduardo Salvador Resende

Mobilidade Urbana

  • nesse caso os participantes escolheram tratar o seguinte problema: quantas vezes pegamos algum ônibus lotando quando logo em seguida vem outro ônibus da mesma linha em seguida com poucos passageiros. A solução usa um sistema com sensores para mapear os ônibus e a quantidade de passageiros. Assim ficaria mais fácil saber se valeria a pena ou não esperar o próximo ônibus

Geolocalização

  • Geocare:  esse grupo tratou da ocupação ilegal de terras da prefeitura, porque essas ocupações acabam gerando outros problemas dentro da cidade em termos de mobilidade e saúde. A solução apresentada consiste em um sensor que envia um sinal para o drone ir ao local bater fotos e enviar as imagens à uma central de monitoramento, que por sua vez, ao confirmar a invasão, aloca um fiscal da prefeitura para ir ao local.
  • Participantes: Guilherme Martins da Silva , Thaís Nahas, Andreas de La Martinière Petroll, Thiago André de Almeida 

Sensoriamento Meteorológico

  • a solução proposta foi o sistema Atmos (atmos.site), o problema que o grupo resolveu trabalhar foi a quantidade de pessoas que morrem no caso de desastres naturais. O solução proposta é um sistema que capte através de sensores de luminosidade, umidade, pressão do ar dentre outros, dados de um espaço. Pessoas especializadas poderiam avaliar esses dados e em caso que eles indicarem possibilidade de desastres naturais, avisar para que as pessoas pudessem se deslocar com segurança.
  • Participantes: Giovanni Santoro Junior, Carolini Pocovi e  Lucas Feliciano

No final da atividade os grupos apresentaram o projeto na Trilha Stadium em formato de pitch de 3 minutos. Nessa trilha todos os participantes do #TDC se reúnem, então a galera sentiu o gostinho de apresentar algo desenvolvido por eles para uma plateia lotada. Foi muito bom ver o orgulho de cada grupo mostrando seus protótipos.

E para você que se interessou pelo workshop, dá um play ai nesse vídeo para ouvir os integrantes do grupo atmos.site contarem como foi essa experiência.

É sempre um prazer e uma renovação participar do #TDC, todas as vezes que eu volto, volto querendo que todo mundo participe de alguma forma: palestrando, coordenando trilha, indo nas palestras enfim se existe uma forma de mudar o mundo eu acredito de verdade nessa revolução do bem, onde pessoas de energia positiva se unem e multiplicam conhecimento.

Como eu disse dia desses: vida longa e próspera para esse evento. Toda a minha gratidão à família #TDC ❤ ❤ 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s