ensino de programacao

3 habilidades que não programadores desenvolvem ao aprender a programar

Sempre que eu falo de ensinar programação por aqui eu falo de ensinar crianças, adolescentes e jovens né? Não que grande parte dos ganhos não sejam os mesmos mas e se um profissional de qualquer área que não seja de programação caísse de pára-quedas aqui nA Jornada ainda não teríamos falado da importância de aprender a programar pode ter na sua vida.

Então hoje eu vou falar o que você minha amiga e meu amigo designer, arquitetX, músicX, administradorX, recrutadorX, pedagogX, engenheirX civil etc., ganha ao aprender a codificar. Bora?

A primeira coisa que a gente tem que entender é que existem dois caminhos a seguir quando eu falo do ensino de programação: primeiro se tornar um desenvolvedor e realmente criar tecnologia e o outro é usar a programação como ferramenta para desenvolver outras habilidades. Hoje eu vou falar dessa segunda linha de raciocínio, depois volto com a outra jornada. 😉

Escolhi 3 habilidades que você pode desenvolver ao aprender a programar: raciocínio lógico, pensamento computacional e criatividade. 

raciociniologicoRaciocínio lógico se trata de utilização de argumentos para definir se uma declaração é verdadeira ou falsa. Ele serve para analisarmos, argumentarmos, raciocinarmos, justificarmos raciocínios. Ele é analítico e racional.

(Leia mais: Conceito de raciocínio lógico)

O raciocínio lógico é desenvolvido e não ensinado, geralmente quando estamos no ensino básico e fundamental essa aptidão pode ser desenvolvida nos exercícios de matemática. Várias empresas, em recrutamentos fazem testes de algumas habilidades que precisem de raciocínio lógico além desse assunto estar presente em grande parte dos concursos público. 

Dito isso, vamos entender agora como podemos desenvolver essa habilidade quando estamos aprendendo a programar. Quando a gente começa a aprender a programar uma das coisas que a gente tem que fazer é estabelecer um pensamento que resolva o problema: imagine que você esteja na sua sala agora, quais são os passo que precisa dar para tomar banho? Pensa ai que vou esperar uns segundinhos…

Pensou? Então, mesmo sem olhar tua resposta, eu tenho certeza que você não colocou o ato de abrir a torneira do chuveiro e entrar debaixo dele, antes de tirar a roupa. Não é mesmo? Então, você tinha um problema e precisou estabelecer passos para resolve-lo. Essa tarefa é simples mas a medida que os problemas aumentam a nossa habilidade de pensar logicamente e propor uma solução vai sendo treinada.

Você pode estar me dizendo, mas não sou programador quando vou usar isso? Argumentando em um texto, avaliando as planilhas de levantamento de custos de uma obra…todas essas suas tarefas podem ficar mais fácil se o seu cérebro estiver constantemente sendo treinado, e programação sem sombra de dúvidas é uma das maneiras mais divertidas de se fazer isso. 

pensamentocomputacional.png

Escrevei dois posts sobre pensamento computacional aqui na jornada, só clicar aqui e você tem acesso a eles. Pensamento computacional não é o mesmo que codificar, a ideia do pensamento computacional é que você pode usar muitas das idéias poderosas desenvolvidas ao aprender a programar para resolver problemas. Imagine a tarefa montar uma planilha com os gastos de uma construção, ao invés de tentar resolver tudo de uma vez, você pode quebrar essa tarefas em pequenas sub-tarefas, você pode procurar por padrões para te ajudar a resolver esses problemas, buscar detalhes de cada tarefa, testar uma solução, buscar dados, analisar enfim todas essas habilidades são desenvolvidas quando se está desenvolvendo um programa para computador. Esse artigo aqui, fala muito bem da diferença entre programar e pensamento computacional, vale a leitura.

criatividade.png

Você sabe o siginificado da palavra criatividade?

inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Quando nos deparamos com um problema e usamos pensamento computacional para resolvê-lo, ou seja, queremos resolvê-lo com o apoio de um programa de computador podemos fazer isso de várias formas possíveis, precisamos CRIAR.

Imagine o problema: algumas pessoas têm doenças crônicas que precisam de ajuda para controlar a hora da medicação e qual medicação. Como podemos ajudá-la??

Podemos pensar em um app de celular ou em um dispositivo como um chaveiro que avise e envie dados ao médico ou simplesmente usar a agenda do próprio celular para mandar avisos para as redes sociais das pessoas mais próximas dela, enfim, existem inúmeras formas de resolver o mesmo problema.

Depois de idealizar, você deve tirar sua ideia do papel e trazê-la para a vida real, primeiro em forma de protótipo, testar com o seu público, adaptar coisas e usar a criatividade para que a sua solução realmente possa ajudar a resolver o problema.

Programar é CRIAR!!! E criatividade é uma das habilidades mais importantes na atualidade, estamos cada vez mais lidando com problemas nunca vividos, a humanidade passa por um momento muito delicado em vários aspectos. Cada vez mais será necessário profissionais dispostos a inovar e a criar, que tal, desenvolver isso com a programação??

Além dessas 3 habilidades que a gente ganha ao aprender a programar também podemos citar: pensamento crítico, trabalho em equipe, persistência frente aos erros.

Enfim, como eu li esses dias em um material do projeto Programaê:  mais importante que aprender a programar, é programar para aprender. A programação pode ser uma ferramenta para desenvolvimento de várias competência importantes na atualidade e além disso não é preciso se tornar um programador profissional para aprender com programação.

E ai, o que você acha de aprender a programar independente da sua área de formação? Acha que faz sentido esse desenvolvimento de habilidades? Deixa um comentário ai pra gente conversar um pouco sobre esse assunto que eu amo tanto!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s