ensino de programacao

computação física com Arduino e o ensino de programação <3

Aqui na Jornada, eu já falei dos vários ganhos que uma criança tem ao ensinarmos programação de computadores para ela, a gente pode destacar: desenvolver tecnologia e não somente consumir, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

Além disso, no caso das meninas, a tecnologia pode e vem sendo utilizada e muito como ferramenta de empoderamento, ensinar ciências, tecnologia e matemática para meninas é aumentar a diversidade no universo dos desenvolvedores de soluções.

O ensino de programação é algo que requer dedicação e uma parceria entre quem ensina e quem quer aprender. Costumo falar que é como aprender um novo idioma, um instrumento musical ou uma arte marcial. É preciso dedicação mas é recompensador. Algo como ganhar super poderes e poder fazer desde o seu próprio jogo para o celular ou a uma cafeteira inteligente.

Mas nesse universo, o  que acontece é o seguinte: a gente tem contato com matemática, português, física, química, história em vários anos do ensino (básico, fundamental e médio) mas a programação de computadores é algo que ainda está muito longe da realidade do ensino obrigatório aqui no Brasil e em outros países também.

Daí chega essas pessoas malucas (como eu) que querem ensinar programação para todo mundo ou você escolhe fazer algum curso de programação ou até mesmo começar um curso na faculdade nessa área.

E agora??? Não existe um paradigma de anos na sua cabeça, não existe algo parecido que você tenha estudado. Por esses motivos tantas pessoas ainda se afastam da tecnologia e deixam de produzir tecnologia aliada às suas áreas de formação, ou outras, no caso de quem resolver ir para a formação em tecnologia, desistem dos cursos nos primeiros anos.

Para essa tarefa, existem várias linguagens de programação e ferramentas de apoio: robótica, programação por blocos, técnicas como o dojo, programação física e etc.

E é dessa última que gostaria de falar: o uso de artefatos físicos como ferramenta de apoio para o ensino de programação tem sido utilizado e apresentado como solução para esse primeiro momento no processo de ensino/aprendizagem.

img_4280

A computação física é a construção de sistemas físicos interativos através do uso de software e hardware que podem detectar e responder ao mundo analógico. Embora essa definição seja suficientemente ampla para abranger coisas como sistemas automotivos inteligentes de controle de tráfego ou processos de automação de fábrica, No sentido amplo, a computação física é uma estrutura criativa para entender a relação dos seres humanos com o mundo digital. No uso prático, o termo descreve o mais frequentemente DIY que usam sensores e microcontroladores para traduzir a entrada analógica a um sistema do software, e / ou controlar dispositivos eletromecânicos tais como motores, servos, leds ou o outro hardware. (Tradução livre do termo no Wikipédia)

Fazer uso de sistemas físicos dessa forma há alguns anos era trabalhoso e demandava muito conhecimento técnico de profissionais de áreas como engenharia elétrica. E é nesse momento que entra nesse nosso caldeirão de tecnologias o Arduino.

arduino-physical-computing-kit-starter-edition.jpg

Por ser uma placa de prototipação criada para não especialistas, cuja principais características são: ser simples, barata e fácil de programar, o Arduino tem ganhado o coração de vários professores das mais diversas áreas.

Pode-se ensinar desde física, química, história e biologia utilizando essa plaquinha. E para que tudo isso seja realizado pode-se aliar a essas disciplinas o ensino de programação de computadores. Em resumo computação física é uma ferramenta para ensino de programação e pode-se ensinar (com) programação várias disciplinas. 

criancasarduino.jpg

Fonte: Welbourne Primary School 

Tudo isso pode tornar o processo de ensino/aprendizagem cada vez mais mão na massa. E um ambiente assim tem mais probabilidade de preparar crianças, adolescentes e jovens para as competências necessárias nos próximos anos.

PS.: Se você me lê de Porto Alegre e região, dia 01/04 participarei do Arduino Day na PUCRS, vou realizar uma oficina para os kids. Inscreve os pequenos e se quiser me procura pra batermos um papo. Clica aqui para se inscrever !!!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s