cultura maker, dicas da tchellita

dicas da tchellita #3

Eu já andei colocando pro universo que um dos meus sonhos é viajar o mundo conhecendo espaços maker e makers, contando um pouco da história desses lugares e das pessoas que estão fazendo diferença… 

Mas vamos começar essa jornada por aqui por perto, na minha querida Porto Alegre. Esses espaços que eu vou citar são essencialmente locais de experimentos e aprendizados, não levei em conta se é um fablab, hackerspace ou makerspace. O que eles têm em comum é a disseminação da cultura maker seja por palestras, cursos ou espaços coworking. Então, let’s conhecer esses espaços?

usina

Localizada na Rua Zamenhoff 8 aqui em Porto Alegre, a UsinaFablab é um espaço maker credenciado pela rede FabLabb. Conheci a galera mais ou menos 1 ano em eventos mas confesso, somente semana passada eu tive a oportunidade de conhecer o espaço.  Como todo espaço maker tem uma galera disposta a ajudar em projetos e a realizar cursos e palestras. Vale muito a pena ir conhecer o lugar, nas quartas eles têm o Open Day das 16 às 20h. Ah e eles têm feito umas oficinas muito interessantes para os pequenos makers.

mate“… um espaço livre (não só pra nós) onde qualquer um pode ir a qualquer momento e trabalhar em projetos de qualquer tipo, relacionados a tecnologia, trocando informação, experiência, etc.” – Tati Sehn. Essa é a descrição encontrada no site oficial do MateHackers que fica dentro do complexo cultural Vila Flores. O Vila Flores é um espaço de realização de atividades ades socioculturais, espaço de trabalho de artistas e empreendedores criativos e ambiente de aprendizado. 

 

poalab

E para finalizar essa nossa pequena lista o POALAB, que também faz parte da rede mundial de FABLABS do MIT. O POALAB está sediado no IFRS Campus Porto Alegre , por estar dentro de uma instituição de ensino pública esse espaço acaba aproximando a educação da cultura maker, proporcionando experiências para os professores do próprio campus e de outras instituições de ensino. Se estiver afim de conhecer, o POALAB também tem um Open Day que durante o ano de 2016 era às sextas-feiras, mas aguenta um pouquinho a emoção que o pessoal está de férias e volta dia 6 de março de 2017.

Bora se aventurar nesses espaços, fazer conexões com novas pessoas e projetos?? Me conta ai, conhece um desses espaços, quer mais detalhes?? Pode contar, sou toda ouvidos!!!! ❤ ❤ 

 

 

Anúncios

1 thought on “dicas da tchellita #3”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s