cultura maker

arduino, criatividade e criativos …

Sim, sim e sim, você leu certo, o papo hoje é para mostrar como o Arduino pode ser usado pela galera criativa para desenvolver projetos maravilhosos. Além disso o post nasceu de uma percepção que estou tendo na prática: como usar esse microcontrolador para desenvolver a criatividade.

Desde o ano passado estou nessa jornada de usar a tecnologia como ferramenta para resolver problemas reais, aliás, acho que o mais certo a se dizer é como nós, profissionais técnicos, podemos ensinar pessoas de diversas áreas a usar ferramentas como programação, internet das coisas, eletrônica para criar coisas e inovar.

Pra começar, dá uma olhada nesse projeto lindo.

Como tocar o próprio movimento do virtual?
Como aproximar o incorpóreo do tangível?
Como vislumbrar a liquidez do real e atual?

Nama consiste numa experiência compositiva onde age-se
diretamente na percepção sinestésica do movimento. Atua
na intersecção entre design, arte e tecnologia, buscando meios
de sensibilizar uma virtualidade imanente afim de produzir
afetos positivos ao pulsar criativo de uma pessoa.

Esse projeto utiliza Lilypad que nada mais é do que um Arduino desenvolvido para wearables (roupas inteligentes). O projeto é composto por um tecido que tem Lilypads costuradas a ele e um computador que capta o movimento e transforma em imagens. Pra gente ficar mais feliz o projeto é open source.Para maiores detalhes só clicar aqui ou aqui

Você pode estar afirmando: “mas tchellita, esse projeto deve ter sido feito por pessoas de diversas áreas, não tem pra que eu desenvolvedor entender de design ou eu designer entender de eletrônica e programação.” (se não pensa assim, significa que acreditamos na mesma coisa: profissionais de hoje em dia precisam desenvolver habilidades diversas e sair cada vez mais da sua zona de conforto).

Conversando com amigos makers e que já se aventuraram em montar um curso de Arduino é sempre recorrente o fato de como montar um curso que não seja simplesmente instrumental, de mostrar como a ferramenta é e sim usá-la como apoio para resolver algum problema. 

21092016-dsc_0271Ao invés de somente ferramentar as pessoas elas podem vir com um problema e pensamos juntos como resolvê-lo. Ao invés de dar detalhes da programação ou da placa, pensar em problemas reais como a questão do uso de energia de forma consciente e criar um protótipo que ajude a controlar se a porta da geladeira está ou não aberta. Que tal pensarmos em uma intervenção em uma escada ou em um museu usando objetos interativos. (aqui tem um compilado de projetos criativos usando Arduino)

E nesse cenário algo que eu tenho estudado e que casa direitinho é o Design Thinking, até escrevi um post como essa metodologia tem me ajudado, você pode ler o post clicando aqui.

Procurando por ai encontrei alguns cursos que visam resolver algum problema ou desenvolver algum projeto específico com Arduino, pensando nele como ferramenta e não como fim: Wearable Electronics Class, Arduino para IniciantesArduino para projetos Criativos, Arduino para Criativos (esse sou eu que dou 🙂 )

Acredito que o Arduino pode e deve ser usado por profissionais de diversas áreas: designers, engenheiros de software, analista de sistemas, fotógrafos, professores e além de hobbysta da cultura maker. Quando falo Arduino para criativos acredito em duas vertentes: aprender a ser criativo com Arduino e possibilitar que pessoas criativas usem o Arduino.

Afinal de contas essa plataforma foi criada para não especialistas afim de proporcionar um ambiente de prototipação que fácil, simples e barato. Me contem ai, o que vocês acham do uso de Arduino como ferramenta de apoio no desenvolvimento da criatividade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s