ensino de programacao, robotica

cubetto – ensinando programação para crianças a partir de 3 anos

E se sua filha ou filho aprendesse noções de programação antes mesmo de aprender a ler ou a escrever?  Existe uma série de brinquedos voltado para esse público, a grande maioria usa artefatos físicos para que conceitos de programação e pensamento computacional sejam passados para essa galerinha de forma divertida.

Nessa linha, um dos mais conhecidos é o Cubetto, um robô de madeira que é programado sem o apoio de um sistema digital (computador, smartphone ou tablet). 

O brinquedo é composto por uma mesa na qual a criança vai encaixando pequenas peças coloridas e que vão programar o robozinho nas suas aventuras que podem ser executadas em mapas, além de um livro que serve de apoio para a aprendizagem.

full-comp2
Fonte : Site oficial do Cubetto

O cérebro do brinquedo utiliza uma placa compatível com o Arduino e usa o mesmo microcontrolador que o Arduino ZeroO projeto esta todo disponível  aqui.

cubettointhefield2
Fonte: Site oficial do Cubetto

O valor que ainda está longe de ser algo compatível com a realidade brasileira (infelizmente 😦 ). Existem dois modelos um que custa $245  e que vem com 5 mapas e 5 livros de apoio mais o robô e a mesa e a outra versão que custa $225 com somente um mapa e um livro. 

É possível ensinar diversas áreas de acordo com o mapa e o livro e a não necessidade de computadores permite o uso do Cubetto em diversos cenários de ensino-aprendizagem. E esses são os pontos principais desse projeto.

Realmente o valor ainda é um impedimento mas quem sabe um grupo de makers repliquem esse projeto por aqui. Aliás eu já soube de alguns grupos que estão fazendo isso, se você conhece alguém deixa um comentário. Vou ter o maior prazer em bater um papo com essa galera e ajudar de alguma forma!!!! 🙂 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s