alem da tecnologia

final de ano, bora se PLANEJAR?

felicidade-trabalhoNão sei vocês mas eu amo esse lance de planejamento, desde pequena ficava louca para começar a usar a agenda nova e fazer mil planos para o ano que estava para começar.Hoje em dia eu não faço esse planejamento somente no final do ano, faço revisões: semanais, mensais, semestrais e anuais. Aprendi isso tudo estudando dois métodos de organização: A tríade do Tempo de Christian Barbosa e Getting Things Done – A Arte de Fazer Acontecer de David Allen. Li a Tríade primeiro e depois fui para o GTD.

O que eu mais aprendi com o primeiro foi fazer um exercício diário do que é: Importante, Urgente e Circunstancial. A gente tem uma tendencia de achar que tudo é importante, ou tudo é urgente e ai haja tempo, energia e saúde pra equilibrar tudo nessas duas.

Mas afinal de contas o que é uma coisa importante, uma coisa urgente e o que é circunstancial. Bom importante é tudo que te leva a algum lugar, é aquela tarefa que faz parte de um projeto maior e esse projeto é um projeto de uma área da sua vida essa área da sua vida tem metas a curto prazo, que vão te ajudar a realizar coisas a longo prazo e tudo isso traz sentido pra sua vida.

As atividades importantes sãos as tarefas que vão fazer parte dos 6 níveis de trabalho que são utilizados no GTD (aqui tem um post mara, explicando direitinho os níveis do GTD) e tchanran,  e foi assim que eu consegui juntar esses métodos.

Já as coisas urgentes, são coisas que tem que ser feitas agora senão a casa cai, o mundo acaba ou o prédio pega fogo!!! Brincadeiras a parte é tudo que surge de última hora e não  dá pra deixar para depois, geralmente uma demanda importante que não foi realizada da maneira que se planejou pode virar algo urgente. #quemnunca #quemquasesempre #quemsempre

E finalmente as coisas circunstanciais são as coisas feitas por comodidade e que não te agregam em nada. Não entra aqui as coisas chatas que a gente tem que fazer pois são as regras do jogo do emprego por exemplo, essas coisas tem que ser encaradas como importantes pois elas fazem parte do executar teu emprego. A ideia sempre é diminuir as coisas urgentes e circunstanciais.googlecalendartrellogtdPara tudo isso dar certo uso as ferramentas: Google Calendar e Trello no mundo digital e um caderninho que vive na minha bolsa. Meu Google Calendar é um carnaval, cada área de responsabilidade (ensino, casa,blog…) tem um calendário de uma cor e eu só coloco nele compromissos com dia e hora marcados.

Já no Trello, fui criando um método de organização que hoje, tem funcionado bem para mim. Não que seja o perfeito e que eu não vá mudar ele daqui uns meses. Montei esse mapa mental bem resumido de como eu me organizo com o Trello.trellandocomgtd

Bom muito mais que mostrar ferramentas e métodos, esse post é pra te inspirar a pegar papel e caneta e se planear para esse ano lindo que está chegando. Eu sei que as vezes parece chato e trabalhoso usar métodos de organização para a vida mas vou te contar dois segredos sobre tudo isso

O primeiro, eu realmente só descobri pra onde eu estava indo e como eu faria isso, depois que comecei a estudar e usar essas ferramentas. E o segundo: tem sobrado mais tempo para ler um livro, ver um seriado ou simplesmente não fazer nada, sem culpa  e acima de tudo: VIVENDO!!!!!

Gosta de posts sobre metodologias de organização ou ferramentas para isso? Deixa um comentário quem sabe esse assunto não entra para a lista de categorias da nossa jornada aqui?!!! 🙂 

PS: Esse post inicialmente foi publicado em 2015, acrescentei as ferramentas e uma nova visão de planejamento que acabei vivendo em 2016

Anúncios

4 thoughts on “final de ano, bora se PLANEJAR?”

  1. Hey!
    Também acompanho o vida organizada, e tento usar o gtd, mas confesso que ainda não consegui evoluir muito para planejar níveis mais elevados. Li um pouco da tríade, gostei muito das ideias, mas prefiro ver as palestras do Christian. Sobre Trello, também já planejei minha vida toda com ele. Gostava da visão geral que as listas me davam, mas me incomodava muito a falta de recursos. Atualmente uso o Evernote pra organização de informações e o TickTick pra tarefas ( muito parecido com o Todoist, mas com mais recursos free).
    Abraços e bom planejamento pra vc!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s