dicas da tchellita

Design Thinking e os engenheiros

designthinkingComeço esse post dizendo que não sou especialista em Design Thinking (DT),  sou uma estudiosa do assunto e por esse motivo resolvi compartilhar um pouco de como acabei utilizando conceitos dessa metodologia.

Além da experiência da Maratona Maker Intel, também vi um casamento perfeito entre Internet das Coisas e Design Thinking no Workshop Solution Jam realizado no The Developer Conference em Porto Alegre.

E durante o meu processo de preparação do material e estudar sobre o assunto encontrei essa playlist de vídeos que me ajudou muito da MasterTech. Se você não conhece a MasterTech é uma empresa que eu sou fã e isso não é um publi-editorial mas a verdade é que acompanho o trabalho da Camila e do Felipe desde os vídeos para a Maratona de Aplicativos. E por esse motivo acredito demais no trabalho deles. Bom sem mais delogas, dá uma olhadinha nesses vídeos.

Viu só? Vai dizer que você não sentiu vontade de aplicar essa metodologia em algum projeto? E foi exatamente assim que aplicamos o DT com as crianças e adolescentes durante as oficinas da Maratona, intercalávamos a parte de Ideação com uma oficina de programação e eletrônica e voltávamos para a parte da solução aplicando os conceitos de IoT vistos anteriormente. Muita coisa? Sim, mas os resultados foram surpreendentes.

Você deve estar se perguntando o motivo do título né? Bom vou falar da minha formação, tecnicamente não me arrependo das minhas escolhas, sinceramente faria minha graduação em Engenharia da Computação e mestrado em Engenharia.

Mas o universo que se abriu para mim depois que eu comecei a estudar DT foi impressionante e isso de forma bem pessoal mesmo, não tinha essa disponibilidade de tentar criar, o tal do mindset de anos extremamente técnicos estava prontinho e certamente seria mais fácil continuar com ele, mas não tal prazeroso e desafiador.

Como mencionei anteriormente tive a oportunidade de participar de uma atividade enriquecedora durante o TDC em Porto Alegre esse ano. Nela os participantes teriam que desenvolver uma solução para o problema que enfrentamos quanto ao desperdício de alimentos.

Cinthia, a Luana e o Matias foram as responsáveis pela atividade e estiveram na frente passando ensinamentos de Design Thinking e foi lindo ver o pessoal realmente unindo conceitos de Internet das Coisas, programação, eletrônica de forma criativa e prototipando suas soluções.

E foram exatamente essas coisas que eu sentia falta na minha época de faculdade sem saber o nome delas mas queria poder colocar a mão na massa, criar coisas. Obviamente que isso não era tão mencionado a alguns anos  mas seguramente hoje um profissional técnico não sobrevive  sem pensar habilidades como as que são aguçadas e exercitadas dentro do DT.

Se estou apaixonada?? Muito quero aprender mais e fazer esse casamento cada vez mais presente nas escolas, nas faculdades e mundo a fora!!!! Me conta ai sua experiência com DT, tem algum material para indicar? Deixa comentário pra gente bater um papo sobre esse assunto apaixonante!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s