alem da tecnologia

liste seus recursos e tenha uma grata surpresa…

instagram-coisas-boas-acontecem-07Hoje o texto não é sobre robótica, cultura maker ou ensino de programação mas é sobre como esses meus sonhos têm se tornado projetos, como eles têm me deixado feliz e como eles convivem de boas com minha vida profissional.

Na última segunda eu fui dar dar uma palestra em um evento aqui em Porto Alegre chamado TecnoTalks. Foram 5 palestrantes e o tema era: Novas economias. Fui convidada para falar dos projetos de voluntariado e disseminação da tecnologia que participo. Pensei, repensei e resolvi falar sobre como ser feliz aliando  vida profissional e  projetos paralelos.

Na correria do dia a dia, não tinha percebido como eu criei uma maneira de, ao menos tentar, fazer isso dar certo. Preparando o material e tentando contar como eu tenho feito isso, surgiu essa lista:

  • descubra o que você faz que te dá um cansaço gostoso
  • sonhe, mas planeje: sonhar sem planejar é somente desejar
  • liste os seus recursos 
  • comece a fazer pra ontem
  • se organize para não se tornar um viciado em trabalho
  • a grana não pode ser sua preocupação no início do seu projeto
  • não se preocupe em decidir entre vida profissional e projetos paralelos.

Vários desses itens eu preciso sempre relembrar. Por exemplo, a questão de planejar, Tenho uma alma muito sonhadora e depois que eu comecei a colocar os projetos no papel as coisas começaram a andar. Agora, entender que os recursos no início não precisam e quase sempre não são financeiros foi a maior guinada de vida que eu já tive.

Realizei um dia desses uma atividade com a coach mais linda do mundo, a Gau Sousa (ah ela tem um blog cheio de dicas e com um texto gostoso de ler, depois de ler aqui passa lá do dela!!!). Ela me pediu para fazer uma lista com 50 competências/recursos/realizações minhas. Gente quase tive um treco no início, mas não é que eu consegui!!!

Por mais óbvio que seja, nesse processo de realizar projetos paralelos, o listar recursos não foi uma das coisas iniciais que eu fiz. Comecei fazendo meio sem planejar e me lamentando por não ter isso ou aquilo.

Depois que eu me dei  conta de como eu sou cheia de recursos e como eu posso fazer isso ser um grande aliado nos meus projetos, como eu posso impactar mais pessoas usando essas ferramentas, se tornou quase que tarefa semanal, olhar para a minha lista de recursos e agradecer por eles.

Muitas vezes eu acho que a gente se cobra demais, cobra a perfeição e não se liga de tanta coisa boa que a gente tem, de tanta coisa que a gente já conquistou.

E você? Me conta ai já listou os seus recursos? Experiências vividas, projetos realizados, pessoas com quem você pode contar… É um super exercício de vida e faz um bem danado!!!

 

2 thoughts on “liste seus recursos e tenha uma grata surpresa…”

  1. Que artigo mais lindo.
    Muitas vezes esquecemos de valorizar o que temos de melhor, listar esses pontos é olhar e reconhece-los e assim dar importância para nossas qualidades e recursos.
    Muito obrigada, por se permitir e além de vivenciar esse processo, compartilhar, pois o que é melhor quando dividimos.

    Beijossssss!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

