cultura maker, dicas da tchellita

Makers+Youtube = <3 <3

Pois então, o assunto aqui na Jornada hoje é o Youtube. É de senso comum que essa plataforma tomou conta de toda a áreas: professores, humoristas, blogueiros das mais diversas áreas, iniciativas, políticos… enfim tem canal para todos os gostos e credos.

Eu sigo dois canais voltados para a cultura Maker: o Maker Faire e o Make. Os dois canais são da revista e da feira que são consideradas por muitos as percursoras do movimento. 

E nos dias 1 e 2 de outubro estava acontecendo a Maker Faire em Nova York, entrei para dar uma olhada no que estava rolando e dei de cara com esse video. Uma espécie de mesa redonda de 5 Youtubers Makers que tratei de seguir e dar uma olhada no que eles fazem, são eles: Jimmy DiResta, April Wilkerson, Laura Kampf, Giaco Whatever e Dave Waelder.

Cada um a seu  jeito e com seus projetos deixam claro uma coisa que é muito características dos makers:  o sentido colaborativo e de compartilhar os projetos e as ideias algo que sem sombra de dúvida é o extremo contrário do universo dos Youtubers.

Outra coisa bem interessante quando eu olho o movimento na gringa é que lá eles tratam de forma muito mais ampla e como uma cultura mesmo, possibilitando projetos nas mais diversas áreas. Em outras palavras: desses Youtuber ai eu procurei e não encontrei nenhum projeto com programação, eletrônica como foco do projeto.

Por isso eu digo e repito tem um monte de maker espalhados pelo nosso Brasilzão a fora,  nosso povo tem alma de fazer,  seja por necessidade e/ou criatividade.  img_20161027_003703

E dai depois de ver todos esses canais, ficar em cima desse assunto (Makers+Youtube) eu resolvi pedir uma ajudinha para você que me lê aqui (e para quem me segue nas redes sociais): Topa me ajudar a listar temas nesse universo? Você veria um canal com essa temática? Comenta aqui  ou nas redes sociais. Bora??

 

Deixe um comentário

