ensino de programacao

Mas por que mesmo queremos ensinar programação para as crianças ???

Acabei de ler uma reportagem com esses dados aqui:

  • 21% das meninas de 14 a 16 anos que estão trabalhando são trabalhadoras domésticas sem carteira assinada
  • 15% das brasileiras que passam por um aborto legalizado têm menos de 15 anos
  • o risco de meninas negras serem mães entre 15 e 17 anos é 50% maior que de meninas brancas
  • a probabilidade de meninas negras entre 15 e 17 anos não trabalhar nem estudar é maior que das demais crianças e adolescentes brasileiros/as

(Fonte: ONU Mulheres Brasil)

E junto a isso me veio a mente o questionamento que muitas pessoas me fazem: por que ensinar programação para crianças? elas precisam realmente disso para usar tecnologia? 

Nesse momento vou me ater somente ao social do negócio e que envolve os projetos que usam a programação e a tecnologia para empoderar as meninas, depois faço um outro texto com o restante da magia que está por de trás desse “ensinar programação”.

empoderarmeninasEnsinar programação, lógica, pensamento computacional, eletrônica é só uma maneira que eu e um monte de pessoas que querem um mundo melhor, arrumou para ajudar. É uma maneira de empoderar essas meninas e dar a elas ou melhor devolver a elas a oportunidade de serem protagonistas das suas próprias vidas. Pode até ser meio egoísta, mas na minha cabeça é assim: como eu posso ajudar? o que eu sei fazer que pode ajudar a essas meninas a verem outros horizontes? Ah eu sei programar e gosto de ensinar!!!!Bingo, é assim que eu vou tentar !!!

Se você já participou de alguma oficina de ensino de programação para pessoas que não são programadoras e nem sequer trabalham na área, sabe como é emocionante ver os olhos brilhando ao se dar o primeiro passo.

Como é importante errar e fazer de novo e de novo e de novo e dar certo, quase uma comemoração de gol de final de copa do mundo (ou de grenal, já que estamos perto de um 😉 ).

E isso já é emocionante com mulheres que já tem uma profissão, que usam tecnologia. Agora imagine isso tudo com meninas que só enxergam o mundo ali no bairro delas, que não conhecem tecnologia, que não têm acesso a energia elétrica, que fazer faculdade é um sonho distante e quase impossível de ser atingido.

Infelizmente ainda temos a barra pesada dessa história, meninas que acham que “subir na vida” é namorar o traficante que manda na boca e se submeter a todo e qualquer negócio para sobreviver.

malalafrase

Dai você chega e fala de programação, internet das coisas, movimento maker, fazer sites, inventar e criar aplicativos para celulares, criar dispositivos inteligentes, robôs e um monte de coisa linda. Que elas podem ser o que elas quiserem, basta que elas se dediquem pra isso e que se agarrem às oportunidades. Ah, as oportunidades, são poucas mas estamos também trabalhando para que tenhamos mais e mais…..

São somente , em alguns casos, horas de contato mas que eu acredito de verdade, podem mudar vidas.

Se vamos ter  programadoras, analistas, engenheiros que começaram nessas atividades?? Não sei, só o tempo dirá, mas que estamos tentando fazer algo para diminuir esses dados alarmantes ali de cima, ah pode ter certeza que estamos.

Pode ser que daqui uns anos eu aprenda música e use a música, ou culinária, ou jardinagem.  Então quando vier a dúvida para que estamos ensinando programação para crianças, vou te dar duas dicas.

A primeira : se você nunca participou de uma atividade assim te aconselho mais que urgentemente participar. Tem Made With CodeDjango Girls, PyLadies, Rails Girls, Technovation Challenge, TechLadies. E a segunda: é muitooooooooooooo mais do que código, é empoderamento através da tecnologia.

Em um próximo post, vou falar das diversas competências que uma criança pode adquirir ao aprender o básico de programação! Mas e você, o que pensa sobre o ensino de programação para crianças? Gostaria muito de saber a sua opinião!!!  🙂 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s