cultura maker, dicas da tchellita, robotica

plotClock, PandoraLab e a vida (de uma maker) como ela é!!

Eu adoro uma novidade robótica, todo mundo sabe e quando eu vi essa belezura quis logo uma pra mim!!! Bom o PlotClock é um projeto muito legal  de um braço robótico com 3 motores ligados a um Arduíno. O braço é articulado de tal forma que junto à programação do Arduíno vai plotando as horas e em seguida apagando!!

O projeto tem várias implementações mas essa que eu testei é da PandoraLab uma empresa voltada para o movimento maker e que é cheia de gente do bem cuja filosofia é : “O melhor jeito de aprender é fazendo você mesmo!!”, tem como não amar e encher o coração de alegria?!!! Eles tem uma loja cheia de componentes e kits Arduíno mais um monte de tutoriais e se você é de São Paulo ou está na cidade aproveita que ainda rolam eventos como esse workshop PlotClock aqui!! ❤ ❤

pandoraLab

Ok, ok e voltando para a PlotClock e minha experiência com ela e esse relato é bem de “a vida como ela é”, recebi o kit e fui logo montando e seguindo esse tutorial deles. A montagem se eu tivesse que colocar em nível sem a ajuda de quem já conhece o produto (como era o meu caso) estaria no nível intermediário. Mas uma coisa legal foi que eu entrei em  contato com o Maurício Jabur e ele foi sempre muito solícito para ajudar além de receber muito bem o feedback que eu ia dando  durante essa brincadeira!! 🙂

Depois da montagem vem a configuração da PlotClock e tem tutorial para isso também, saca só aqui. Essa parte confesso, foi bem chatinha. Primeiro que no Windows não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, faltava energia na porta USB. No Linux foi bem tranquilo só que quando eu fui calibrar a caneta adivinha, acabei quebrando o suporte que é de acrílico mas que não é fraco eu que coloquei mais força que a necessária :/. É galera, nem sempre nessa vida de maker, dá tudo certo de primeira mas a gente segue tentando!!! Aguardem  cenas dos próximos capítulos dessa jornada!!!

Acabei encomendando outra para fazer vídeo e postar por aqui, mas enquanto não tenho a minha para mostrar deem uma olhada no vídeo que o pessoal da Pandora fez com esse robô-relógio que se escreve !!! E galera de Porto Alegre e região, conversei com o Maurício se algumas pessoas se interessarem, podemos organizar um workshop por aqui!!! 

 

 

Deixe um comentário

