dicas da tchellita, ensino de programacao

jornada FISL17: façam conexões e compartilhem suas ideias….

LogicaDeProgramacaoComArduino - FISL17

O post de hoje é pra contar sobre como foi um pouco (bem pouco mesmo) o FISL na sua 17ª edição que aconteceu do dia 13 ao 16 aqui em Porto Alegre. Pra quem não conhece, O FISL é o Fórum Internacional de Software Livre e esse ano o tema foi: Internet das Coisas ou das Pessoas? O papel do Software Livre para o futuro de todos (os) nós.

Se você der uma olhada em todos os painéis, oficinas e palestras tudo estava mostrando do uso da IoT como uma ferramenta e não como uma solução, a solução parte das pessoas e que pessoas, que gente cheia de energia, com vontade de impactar vidas e mudar esse mundo!!

E por falar em pessoas, tenho uma coisa pra contar, Com essa história de internet e o poder que ela nos dá para realizar conexões, eu acabei conhecendo um monte de gente legal e que tem a mesma vontade que eu: mudar a educação usando a tecnologia, empoderar as pessoas e fazer com que elas queiram mudar esse mundo pra um lugar muito melhor, enfim todo mundo louco e do bem!!!!

Infelizmente não consegui ir mais que um dia, estou condutida :/ e acabei saracutiando muito com minha  botinha ortopédica no primeiro dia. Acabei seguindo os outros dias de casa, pelas postagens e  transmissão ao vivo mas uma coisa que eu preciso dizer: façam conexões, conheçam pessoas e compartilhem suas ideias!!!!!!

A oficina que eu ministrei era voltada para crianças mas acabou tendo um público bem diversificado mas acredito que a mensagem mais importante e que serve para todos nós foi passada: vamos capacitar nossas crianças com pensamento computacional, aprender a programar é muito mais que códigos e é muito divertido!!!!

Quando eles entram em contato com a tecnologia eles aprendem errando, superam desafios, trabalham em equipe e de forma colaborativa.

Ver o sorriso no rosto de uma das poucas crianças que participou ao ascender o led e pedindo para brincar com os robôs que utilizava comandos lógicos para se locomover foi um dos pontos altos da oficina, em resumo, fiz mais do que certo de desobedecer o médico e ficar umas horinhas em pé!!!

E como a ideia da #JornadaDeTchellita sempre foi compartilhar e co-criar segue o material utilizado na atividade, aqui tem um vídeo da experiência completinha e mais detalhes da atividade você pode ler nessa reportagem feita pela equipe do evento  falando sobre a  atividade e a reportagem que saiu da TechTudo!!  Bom era isso e até a próxima jornada!! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s