dicas da tchellita, ensino de programacao

Livro: Aprenda a programar com Minecraft

Aprenda-a-programar-com-Minecraft---Transforme-seu-mundo-com-o-poder-do-PythonNão é novidade pra ninguém de como os games podem ser utilizados para ensino e é com essa pegada o livro Aprenda a Programar com Minecraft foi escrito, a ideia é ensinar conceitos de programação utilizando o Minecraft e a linguagem de programação Python.

O autor do livro, Craig Richardson, é desenvolvedor de software e professor de Python. Trabalhou para a Fundação Raspberry Pi, foi professor de computação do ensino médio e ministrou muitos workshops sobre programação em Python com Minecraft.

Recebi o livro a uns dias e comecei a ler e a testar algumas das práticas propostas. Algumas impressões que eu tive:

  1. Se você nunca jogou Minecraft e quer aprender a programar ou ensinar de forma mais lúdica programação é  melhor ter umas aulas de Minecraft pra depois ler o livro. Uma boa solução seria fazer uns  tutoriais do code.org com o tema MC. Fica complicado pra quem nunca jogou conseguir mesclar os conhecimentos de programação com a ideia do jogo.
  2. Se você não está afim de aprender a jogar mas deseja aprender a programar eu indico outros dois livros da Novatec: Ensine seus Filhos a Programar com Python e Aprenda a programar com Scratch. Tem resenha do primeiro aqui no Jornada!!
  3. Se você é alguém que já sabe jogar Minecraft esse livro é uma ótima oportunidade pra aprender a programar de forma muito divertida e didática. Super recomendo

O livro aborda em cada capítulo um conceito da linguagem de programação Python e trata deste conceito utilizando exemplos que podem ser executados e missões para o leitor executar. As missões são a parte da brincadeira em que o código feito interagirá com o Minecraft. É fornecido um modelo básico e cabe ao futuro programador preencher com os trechos que faltam. Achei essa ideia de organização do  livro muito legal e serve muito  de base para outros cursos e outras linguagens.

São ao todo 12 capítulos e um guia de blocos:

  1. Instalações e configurações: preparando-se para a aventura
  2. Teletransporte com variáveis
  3. Construindo rápido e viajando longe com a matemática
  4. Comunicando-se com Strings
  5. Descobrindo o que é verdadeiro(true) e falso(false) com booleanos
  6. Fazendo minigames com declarações if(condicionais)
  7. Festas dançantes e paradas das flores com loops while
  8. Funções: obtendo super poderes
  9. Acertando blocos com listas de dicionários
  10. Minecraft fazendo mágica com loops for
  11. Salvando e carregando construções com arquivos e módulos
  12. Dominando a programação orientada a objetos
  13. O guia dos Blocos.

O grande diferencial deste livro para por exemplo, o tutorial da code.org que eu mencionei é que com pode-se criar coisas em Python que vão interagir com o game, em outras palavras, é possível criar de certa forma seu próprio game e aprender os conceitos envolvidos em programação de computadores.

Outra parte que deve ser mencionada e aplaudida é a linguagem utilizada, por exemplo no capítulo 1 que trata da instalação e configuração a linguagem é fácil e sem o peso de alguns termos técnicos. Infelizmente o Minecraft é pago e esse é mais um motivo que eu acredito que este livro é bem focado no público que já joga e é fã do Game.

Eu fico muito feliz em termos livros que tratam de ensino de programação para a garotada escritos para elas o que tende a cada vez mais aproximarmos o ensino de programação da realidade de nossas escolas.

O livro é da editora Novatec e pode ser obtido aqui diretamente na editora ou em outras lojas do ramo, em média o preço é de R$ 89,00. Se você já tem o livro conta ai como está sendo sua experiência  e se você curte Minecraft super indico a leitura e a aventura!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s