ensino de programacao

ensinar (com) programação

Muito se fala do ensino de programação para crianças, de como essa ferramenta e o pensamento computacional trazem benefícios mas hoje em especial eu gostaria de falar porque ensinar qualquer disciplina com programação pode ser a chave para adicionarmos o ensino de programação nas escolas.

Existe uma leve diferença em ensinar programação e ensinar com programação. A primeira trata a programação como o fim, ensinar lógica de programação, usar ferramentas para isso e desenvolver nas crianças habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, já falamos sobre isso aqui no Jornada em diversos posts.

Já ensinar com programação tira o foco da programação e a usa como ferramenta para ensino da mesma forma que os Games, que Aprendizado Baseado em Projetos, Design Thinking e tantas outras ferramentas.

BfE81RjCYAIbb4D

Há alguns dias eu realizei uma oficina com futuras Pedagogas (beijo meninas!!!) sobre pensamento computacional e programação, nenhuma delas tinha tido a experiência de programar algo e ao final da noite saímos cheias de ideias . Mas algo me deixou impressionada: como elas passam por dificuldades para ensinar e fazer a diferença na vida das crianças.

Comecei a pensar muito de como podemos ao menos, tentar mudar esse cenário e sempre penso no uso da tecnologia mas pra isso devemos empoderar essas professoras e professores, precisamos ensinar pensamento computacional, noções de programação, lógica para que eles possam criar as atividades de física, matemática, história, português e eu falo criar, eu falo programar mesmo, criar ambientes em que eles possam ensinar com programação e não só ter um professor que ama tecnologia e faz um trabalho em contra turno e ensina programação.

Quem sabe não buscamos inspiração em escolas que ensinam com Games? Este artigo aqui mostra muito bem como o uso de uma ferramenta e uma reformulação na maneira de ensinar podem ser utilizados. Em um dos exemplos citados, uma aula de matemática é dada junto com artes e história.

Um trecho bem interessante desse artigo e que me chamou a atenção e que pode ser utilizado para repensarmos a forma que queremos inserir o ensino de programação nas escolas.

“..O instituto e a escola são baseados em pesquisas recentes sobre como as pessoas aprendem e o que elas precisam saber no mundo de hoje, no século 21. As pessoas que se entendem como designers, interagem com o mundo de uma forma diferente, não o aceitam como algo pronto, o veem como uma oportunidade para fazer algo. Esse é o conceito de design thinking que nos baseamos. Outra ideia que acreditamos é no aprendizado peer to peer, entre pares. Na trajetória mais natural de aprendizado, a pessoa precisa se interessar por algo, aprender, praticar, praticar, praticar e, quando já tem um domínio do conteúdo, ensinar. Ensinar é uma das principais formas de demonstrar e compreender o aprendizado. Por isso, tentamos construir nossas experiências de forma com que as pessoas compartilhem o que sabem…”

Mas para essa mudança acontecer é necessário uma aproximação dos professores de diversas áreas ao universo computacional: pensamento computacional, lógica de programação, programação, computação física, robótica.

Ensinar programação é muito divertido mas ensinar com programação pode ser uma maneira diferente de ensinar e da mesma maneira que os Games, capacitar os alunos para as diversas competências dos dias atuais independentes de estarmos formando futuros cientistas da computação. Por isso o parenteses no título do post, a ideia é ensinar programação aos professores para que eles possam ensinar com programação!!!

Se você professor que não é programador e gostaria de usar programação em sala de aula dá uma olhada nesse workshop que preparei para falar sobre o assunto!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s