cultura maker, dicas da tchellita

vai ter Maratona Maker Intel em Porto Alegre e eu estou muito feliz com isso!!!!

Começo este post dizendo que estou muito feliz (tá tem no título já isso mas eu to muito animada, desculpa aê gente!!!) em poder divulgar e participar de mais uma iniciativa linda de impacto social!!!!

logoEntão como o título mesmo diz, tenho muita alegria em dizer que sim, teremos Maker Days da Maratona Maker da Intel aqui em Porto Alegre com apoio da Master Tech e da Intel que são as empresas responsáveis por essa iniciativa linda !!!!!  E o que é a Maratona Maker? Bom começando com o movimento maker, ele é o Faça Você Mesmo(Do It Yourself) da tecnologia, a ideia é que pessoas comuns como você e eu passemos a desenvolver/consertar/modificar projetos e equipamentos envolvendo tecnologia e não somente consumir. O pessoal da Intel junto com a Master Tech resolveu realizar uma maratona que envolvesse internet das coisas, impacto social, crianças e jovens.

Internet das Coisas? IoT, você sabe o que é isso? Bom  imagine poder conectar coisas que possam nos ajudar  de alguma forma à Internet, podendo acessar essas coisas de qualquer lugar desde que tenhamos Internet: celulares, tablets, TVs.

Desde a uma cafeteira que você possa mandar um tweet avisando que quer tomar café daqui a alguns minutos a um aplicativo de celular que receba informações de sensores que captem a intensidade de tremores de terra. A imaginação é o limite no mundo da Internet Das Coisas.

Então a Maratona funciona da seguinte forma: ao longo do ano serão realizados diversos Maker Days, oficinas de 4 horas para apresentar o projeto, incentivar e inspirar essa galerinha a desenvolver projetos utilizando IoT.

convite maratona maker

Durante os Maker Days a galera vai se reunir em times de 3 a 5 pessoas e passar por todas as fases de um desenvolvimento de um protótipo: Ideação. Desenvolvimento e Pitch. Além de todo o processo de prototipação, a galera terá contato com kits de Internet das Coisas da Intel. Vai dizer que não é o máximo? Aqui tem um relato de um Maker Day especial dia das mulheres que aconteceu em São Paulo, dá uma olhada e sente o clima!!!!

arduino-101Ao final do Maker Day os times preencherão um formulário enviando o seu projeto para submissão à Maratona. Os projetos passarão por uma avaliação e os 50 primeiros times escolhidos receberão um kit de IoT da Intel em suas casas, além disso o apoio de mentoria para fazer com que o seu protótipo  se transforme em um projeto real.

Desdes 50 Times, 3 serão escolhidos como vencedores e participarão do  Innovation Trip: uma viagem para São Paulo com diversas atividades de formação para os ganhadores, com duração de 2 (dois) dias, incluindo traslado aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação.

E quem pode participar? Estudantes de 10 a 18 anos, residentes em território nacional que estejam devidamente matriculados no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio no momento da inscrição, e durante o decorrer da Competição.

Mas independente de participar de um Maker Day , você pode fazer sua equipe e mandar a sua ideia. Só entrar no site e ver os vídeos tutoriais e todo o regulamento.

Tá Tchellita e os Maker Days? Onde serão? A ideia inicial é divulgar nas escolas o projeto, inspirar a maior quantidade de pessoas a participarem e logo em seguida realizarmos os  Maker Days .

Você que gostaria de participar como mentor nas atividades, você professor que gostaria que o projeto fosse apresentado na sua escola, você empresa que gostaria de sediar um Maker Day enfim todo mundo que quer ver esse movimento acontecer e participar dele pode vir junto e ajudar.Vou deixar o link para um formulário AQUI, ele vai ser nosso primeiro contato, assim eu vou poder entrar em contato com você que quer nos ajudar de alguma forma, toda ajuda será bem-vinda.\o/ \o/  Bora fazer parte do Movimento Maker do Brasil ?!!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s