portuguese_posts

blocos, blocos e muitos blocos

Quando estamos aprendendo a programar, estamos lidando com muitas novidades ao mesmo tempo: a sintaxe da linguagem de programação, resolução de problemas, lógica de programação são alguns. Aprender tudo isso ao mesmo tempo é muito difícil e acreditem ensinar tudo isso de uma vez só também é, sofremos juntos nessa Jornada!!!

Quem já foi meu aluno já me ouviu falar: gente aprendam lógica pois a linguagem pode mudar, lógica é a base de toda linguagem!!!! Lembro que quando comecei tive praticamente seis meses de algoritmos no papel, sim no papel, pra só depois ir para uma linguagem.

Muitos professores escolhem passar pela fase inicial de ensino de programação utilizando como ferramentas papel e caneta, eliminando à procura a erros iniciais como faltou virgula, escrita errada de instruções e se concentrando na lógica e na resolução de problemas. Confesso que já usei essa maneira de ensinar programação mas seria muito mais interessante nesse início,  “programar” com uma linguagem mais fácil, mais intuitiva e visual, possibilitando uma experiência divertida e construtiva ao mesmo tempo!! E esse é o papel das linguagens de programação visual ou programação por blocos, elas estão ai e são uma ótima maneira de dar os primeiros passos no mundo da programação.

Existe uma infinidade de ferramentas que utilizam essa forma de programar agora imaginem essa ideia de programação intuitiva e de fácil compreensão aliadas a uma plataforma de prototipagem como o Arduino, tem como não amar? Separei 4 ferramentas que unem esses dois universos, bora pra lista? #arduinolovers

S4A – Scratch modificado para programar Arduíno

shot01

O Scratch é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT em 2003, nela é possível se criar histórias, jogos e animações através dos diversos blocos. A modificação dessa linguagem para se programar o Arduino segue a mesma lógica, é preciso baixar um firmware para que o Arduino interprete os programas escritos de forma Visual no ambiente do S4A.

mBlock

mBlock

Já falei do mBlock aqui, quando escrevi sobre o mBot. Mas além de poder programar o robô que possui um microcontrolador baseado no Arduíno, pode-se programar também o Arduíno usando o mesmo ambiente de programação.

ArduBlock

484746_481513571897623_1655480376_n

Uma extensão à  IDE padrão do Arduíno, muito parecida com o Scratch. A grande sacada desse ambiente é a possibilidade de irmos vendo como o programa em linguagem textual e não de bloco vai sendo “feito” à medida que vamos “encaixando” os blocos e programando.

block.ino

Simulator-Screen-Shot-Feb-18-2016-11.16.25

Esse ambiente envolve muito mais que programação visual, ele é fruto de um projeto de pesquisa da UFSC mais especificamente do RexLab. Nele temos alem de programação por blocos e o Arduíno temos o uso de acesso remoto. O ambiente de programação baseado na biblioteca de linguagem de blocos Blockly da Google, permite a programação a um Arduíno real pela internet fornecendo ao usuário um streaming de vídeo ao vivo com a experiência realizada no experimento físico que se localiza dentro da universidade. Por enquanto por app Android, o pessoal do RexLab está trabalhando em versões por um site e app para iOS.

Essas são apenas algumas ferramentas que podem apoiar o ensino de programação e proporcionar uma ótima experiência nesse início seja para as pessoas que queiram ir mais a fundo ou para quem não quer ser programador mas que vai aplicar os conceitos de pensamento computacional na sua profissão.Tem alguma dessas ferramentas que você gostaria que eu fizesse um tutorial? Tem alguma para sugerir?? Deixa ai seu comentário e sugestão!!  🙂

8 comentários em “blocos, blocos e muitos blocos”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.