cultura maker

eletricidade, arduíno e outras coisas diver

Oies, ando em falta com posts sobre Arduíno né people? Juro que tenho preparado um monte de coisa e agora chegou a hora de compartilhar aqui no Jornada.

Bom eu sou professora da disciplina de Organização de Computadores e na primeira parte da disciplina, trabalhamos com conceitos de Eletricidade Básica.E aqui vai uma dica para os professores de Física, é a mesma parte de Eletrodinâmica vista no Ensino Médio, então dá para usar no Ensino Médio esse material aqui também!! 🙂

Antes da aula com Arduíno, havia falado sobre grandezas como tensão e  corrente elétrica, o que é um circuito elétrico, associação de resistores (série e paralelo) e fizemos exercícios sobre esse assunto. Ao final da aula preparei os alunos, avisando que a próxima aula seria prática e com Arduíno.

Quando eles chegaram os kits estavam prontinhos esperando por eles. E começamos a aula vendo o TED do professor Massimo Banzi , co-fundador do Projeto Arduíno. (nos slides abaixo tem o link direitinho)

Logo em seguida cada aluno recebeu um kit  contendo: 1 Arduíno, leds, resistores, jumpers entre outros elementos que não foram utilizados nessa primeira oficina.

kitArduino

EXPLICANDO OS CIRCUITOS E OS CONCEITOS ENVOLVIDOS

circuito1(1botaoserieled)_bb

Circuito 1: esse foi o nosso primeiro circuito. Com ele podemos ver um circuito cujo os elementos estão em série: botão, resistência e led.

 

 

circuito2(2botoesserie)_bb

Circuito 2: segundo circuito da oficina. Com ele podemos ver um circuito cujo os elementos estão em série. Os alunos observaram que o led só ascenderia se os dois botões estivessem pressionados. O que será visto novamente quando estivermos estudando porta lógicas, foi mencionado que eles acabaram de realizar a operação  lógica AND.

circuito3(2botoesparalelo)_bb

Circuito 3: agora a ideia era implementar um circuito com os botões interligados de forma paralela. Logo que finalizaram o circuito, os alunos chegaram a conclusão que o led ascenderia com um ou outro botão pressionados e também com os dois pressionados. Dessa forma eles implementaram a operação lógica OR.

Em cada montagem foram levantados os  conceitos vistos de forma teórica e como poderíamos visualizá-los no circuito físico que os alunos acabaram de montar.

Quando perguntados sobre como essa atividade ajudou no entendimento dos conceitos vistos anteriormente, a maioria foi categórica em dizer que sim.

PRÓXIMOS PASSOS e CONCLUSÕES

As próximas oficinas serão realizadas adicionando inteligência ao Arduíno, ou seja, vamos programá-lo, adicionar sensores, conhecer as portas digitais e analógicas da placa.

Como a ideia foi apresentar a plataforma aos alunos e despertar o interesse deles, acredito que conseguimos (eu e eles, obrigada pela participação na aula galera. Vocês foram ótimos!!!). Foram 3 circuitos simples mas que atingiram o objetivo!!!

E ai alguém mais utilizou Arduíno em aulas de Eletricidade Básica? Alguém tem mais alguma ideia para utilização dessa plaquinha linda e de mil e uma utilidades? Compartilha ai com a gente. Se você ficou com alguma dúvida sobre essa minha aula, deixa um recado e juntos vamos construir mais conteúdo e conhecimento sobre esse assunto. ❤ ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s