cultura maker, robotica

montando o Robô – Parte II

Essa é a segunda parte de montagem de um robô móvel baseado em Arduíno, a primeira parte você pode conferir aqui .Nessa etapa conectei a bateria à ponte H, fixei o Arduíno ao chassi do robô e fiz as conexões necessárias para locomoção do robô.

Uma dica foi não deixar a bateria fixa,  já que as vezes vou ter que tirá-la para recarregar. A solução foi posiciona-la sobre o chassi para ficar mais fácil o manuseio, a bateria utilizada é uma bateria de LiPo, aqui tem um post bem interessante sobre esse tipo de bateria.

Eu sempre deixo um dos polos da bateria sem o fio conectado e só coloco no final.Na parte da frente da ponte H entre as entradas Motor A e B existem 3 entradas: 5V, GND e VMS, coloquei um fio na entrada GND (fio PRETO) e um fio na entrada VMS (fio VERMELHO).

O fio GND vindo da ponte H foi conectado a entrada negativa da bateria. O fio VMS foi conectado a um dos fios vindos do botão utilizando esse pequeno “conector” verde é só conectar os dois fios nele que a energia flui entre eles. Já o o outro fio do botão foi conectado a parte positiva da bateria.

IMG_4528

Na parte de trás da ponte H existe uma fileira de pinos com a identificação (IN1, IN2, IN3, IN4, GND, +5V). IN1 E IN2  são entradas para o controle do Motor A e IN3 e IN4 para o Motor B, nestes pinos coloquei jumpers que possuem as duas extremidades fêmea. A outra extremidade vai ser ligada ao Arduíno.

IMG_4531.JPG

O Arduíno utilizado foi um Duemilanove , ele foi fixado na outra parte (parte superior) do chassi com esses parafusos de plástico deixando ele mais alto que o chassi e de certa forma isolado.

Esse Arduíno é modificado e tem um conjunto de pinos extra que podem ajudar muito em algumas montagens são os pinos: J4, J5 e J6ArduinoPrincipaisPinosComponentes

Nele conectei o outro lado dos jumpers vindos dos pinos IN1 a IN4 nos pinos PWM. A ordem foi  IN1, IN2, IN3, IN4  nos pinos 9, 6, 5, 3, na linha identificada como “S”. Utilizei os pinos GND e +5V que são pinos de saída da alimentação lógica para alimentar o Arduíno: o jumper referente ao GND foi conectado no pino 3 da linha negativa, o jumper referente ao +5V foi conectado no pino 3 da linha positiva.

Partes 1 e 2 dessa nossa Jornada finalizadas. Falta agora conectar alguns sensores mas antes vamos fazer essa belezinha se locomover?!! Esse é o tema do nosso próximo post de Robótica e Mundo Maker, até mais !!!!  🙂

 

Anúncios

2 comentários em “montando o Robô – Parte II”

  1. Oi,
    To fazendo um robô bluetooth também, mas estou com dificuldade na hora da programação.
    Vi em um vídeo no YT que para a programação do Bluetooth se coloca um Serial.begin(9600) no void setup e no void loop, ele bota assim:
    char c= Serial.read();
    if (c==’uma letra ou numero’)
    digitalWrite(pino,HIGH/LOW);

    Estou usando nesse projeto dois motores DC, uma ponte H L298N, um arduino uno e um Módulo Bluetooth.
    Conectei tudo certo, na hora da verificação do sketch na IDE da que ta OK, mas quanto eu faço upload pro arduino um dos motores gira sozinho, quando na verdade, deveria girar quando recebesse os dados do Bluetooth. Sabe o que pode ser?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s