robotica

montando o Robô – Parte I

Olá povo, em um post passado, que você pode ver aqui, comecei a falar sobre robótica e Arduíno e ao final do post falei que iria começar a montar um robô passo a passo e documentaria tudo isso em forma de posts.

Eu já tinha o robô montadinho e funcionando, desmontei ele todo e fui fazendo passo a passo da montagem o que gerou uma série de posts tratando tanto da montagem quanto da tecnologia envolvida nesse projeto, com isso eu acabei criando uma nova categoria no Jornada: “Robótica e Mundo Maker“, nela eu coloquei as resenhas de robôs que eu já tinha feito e é onde ficaram os posts referentes a esse projeto de montagem e tudo que envolve robótica.

A ideia é desmistificar esse mundo sem é claro desmerecer os grandes estudiosos dessa área,  vou meio que fazer uma tradução do conhecimento que eu adquiri durante minha graduação e mestrado deixando tudo mais claro de ser entendido e fácil de ser replicado por cada um que se dispor a entrar nessa Jornada. 🙂

O robô que vai ser montado é um robô móvel, esse tipo de robô se caracteriza poder se locomover e interagir com o ambiente de forma autônoma, ou seja, sem o auxílio externo, usando a inteligência existente nele.

Da mesma forma que o nosso cérebro é o responsável por nossa inteligência e temos os nossos órgãos dos sentidos, os robôs também possuem um cérebro denominado microcontrolador um exemplo é o Arduíno e órgãos dos sentidos que são os sensores, capazes de medir luminosidade, temperatura, velocidade e etc.

Ao final do projeto, teremos um robô que:

  • será capaz de se locomover em um ambiente indoor e se desviar de obstáculos,
  • possuirá
    • um sensor de luz permitindo que ele siga uma determinada trajetória,
    • leds de sinalização de direita e esquerda,
    • um buzzer que funcionará como buzina que será acionada quando ele mudar de direção.
  • será capaz de se comunicar com computadores, smartphones via bluetooth
  • será acionado através de um botão de liga/desliga.

Dividi a montagem em algumas etapas:

  1. montar o chassi do robô com as rodas e motores, fixar a placa controladora dos motores conhecida como Ponte H e o botão liga/desliga
  2. fixar o Arduíno e fazer as ligações da ponte H com a bateria e o Arduíno
  3. adicionar os sensores,os leds e o módulo de bluetooth.

Ponte H, módulos e motores DC, enfim alguns termos que se você está começando no mundo da robótica e eletrônica provavelmente não conheça. Mas continue acompanhando entre os posts de montagem vou explicar esses termos e como eles foram usados no projeto. Hoje vamos nos concentrar somente na parte física, ou seja, na montagem do nosso robô. 🙂

Montado o Robô – Parte 1

A seguir a lista de materiais que eu utilizei:

  • um chassi com as rodas e motores: utilizei 4 motores DC. O chassi que eu utilizei pode ser comprado facilmente na Internet e vem desmontado, a única diferença entre a minha montagem e essa da foto logo abaixo  é que eu uso uma bateria portando o suporte para pilhas não está presente no projeto.
  • um módulo de ponte H: utilizei a L298, ela servirá para controlar os motores do nosso robô e de tão especial receberá um post somente sobre ela, aguardem 🙂
  • um botão liga/desliga
  • fios/jumpers que você pode encontrar para vender facilmente e são esses fios isolados com a ponta desencapada e com uma “ponteira” macho ou  fêmea.

Além disso utilizei braçadeiras de nylon e  equipamentos de apoio chaves de fenda, ferro de solda. Se você não tem ferro de solda ou não sabe soldar peça ajuda, dá para ir em uma loja de eletrônica e pedir para soldarem os fios que você precisa, em seguida falo deles.

Outra dica importante é separar os fios por cores e ir criando uma convenção, por exemplo: preto é fio negativo, vermelho fio positivo, azul entradas do Arduíno, criar essa legenda e documentar ajuda muito para bom andamento do projeto principalmente na hora de realizar alguns testes.

Esse chassi possui dois níveis, esse post mostra a fixação dos módulos no primeiro nível, na parte inferior. Soldei em cada motor dois fios, um será o pólo negativo (fio VERMELHO)  e o outro de positivo (fio PRETO), em seguida passei esses fios por esses orifícios existentes no chassi.

Soldei dois fios ao botão liga/desliga e em seguida prendi o botão ao chassi utilizando essas braçadeiras de nylon.

Prendi a ponte H ao chassi utilizando parafusos. Nela existe uma identificação com Motor A e Motor B, fiz a seguinte convenção: Motor A – rodas da esquerda e Motor B – rodas da direita

IMG_4500

Então separei os dois fios vermelhos das rodas da esquerda e coloquei na primeira entrada da ponte H identificada com Motor A , em seguida os dois fios pretos na segunda entrada identificada como Motor A. Repeti a operação agora com as entradas Motor B e os fios que vieram dos motores do lado direito do robô.

finaMontagem1.jpg

Ufa, primeira parte do robô concluída!!! Comentários, dúvidas e sugestões são sempre bem vindos. No próximo post entre a segunda parte da montagem. Aguardem 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s