cultura maker, ensino de programacao, robotica

Arduíno+Programação+Robótica

keep-calm-and-use-arduino-1Automação residencial, wearables, uso educacional, robótica, enfim existem inúmeras áreas nas quais essa placa conhecida como Arduíno pode ser utilizada e isso tudo se deve a alguns motivos: baixo custo, open source, uma grande comunidade ao redor do mundo entre outras. No Jornada vou falar sobre o uso do Arduíno em ensino de lógica de programação e em robótica que são os dois usos que eu tenho feito dele.

Mas afinal de contas, o que é o Arduíno? O Arduíno é um pequeno computador que você pode programar, eu gosto de chamar o Arduíno como uma plaquinha onde podemos ver a computação acontecer, o termo mais bonito e correto para isso é a computação física.

Segundo a página oficial do Arduíno: é uma placa de prototipagem open-source. Nasceu no Interaction Design Institute Ivrea como uma ferramenta de prototipagem rápida, destinado a estudantes de eletrônica e programação e que não tinham muita grana para poder comprar os equipamentos necessários. Assim que chegou a um maior número de pessoas e comunidades, a placa Arduíno começou a mudar para se adaptar às novas necessidades e desafios, passando a ser usada em aplicações da Internet das coisas, wearable, a impressoras 3D e etc. Todas as placas Arduíno são completamente open-source, capacitando os usuários para construí-los de forma independente e, eventualmente, adaptá-los às suas necessidades específicas. O software também é open-source, e ele está crescendo através das contribuições de usuários em todo o mundo.

Na figura abaixo, pode-se ver um kit básico de Arduíno composto por: um Arduíno modelo Duemilanove, uma mini-protoboard, leds (emissor de luz) e resistências, jumpers para conexão, dois botões táteis, um buzzer (emissor de som) e um cabo USB para conexão.

Então da mesma maneira que nós temos o nosso cérebro para processar a informação de como está a temperatura e decidir com essa informação que roupa vestir, o robô precisa de um cérebro para processar as entradas e expressar as saídas e assim realizar tarefas como por exemplo, sinalizar SOS em código MORSE, tocar o tema do Super Mario, conseguir se locomover em um labirinto, realizar desarmamento de bombas, coletar informações em ambiente de difícil acesso ao homem… E aí que entra o Arduíno, é com ele que processamos os dados coletados do ambiente onde o robô está e podemos realizar tarefas.

vistaCima2Natalino

Existem várias placas-clone ou placas baseadas em Arduíno, afinal de contas o projeto é todo open source. Open source é uma iniciativa que permite que softwares e hardwares desenvolvidos dessa maneira possam ser livremente modificados e utilizados por qualquer pessoa e com qualquer propósito. A única exigência do pessoal do Arduino é  o uso do nome, Arduíno somente o oficial. Exemplos de placas: Freeduino, Roboduino etc.

Se você quer desenvolver robôs de baixo custo ou quer aprender a programar vendo a computação acontecer, a dica é comprar um kit básico de Arduíno e começar a brincar, fazer experimentos. Existem inúmeras comunidades na Internet para pedir ajuda, você pode deixar sua dúvida aqui também além de existirem os Hacker Spaces com uma galera sempre disposta a compartilhar conhecimento. Aqui você pode acessar a página oficial do projeto e comprar kits, além desse espaço existem outros sites para compra como por exemplo o Robocore.

roboKitLivro

A ideia aqui no Jornada é ir brincando com um Arduíno e ir incrementando o projeto até chegarmos a um robô, passando por sugestões de HackDays usando o Arduíno, mostrando programas para desenvolvimento do projeto e experiências realizadas com essa plaquinha e esse mundo da programação+robótica+arduíno!!! ❤ ❤ ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s