dicas da tchellita, ensino de programacao

Livro: Ensine seus filhos a programar

O livro Ensine seu Filhos a programar – um guia amigável aos pais para programação Python, da editora Novatec está na sua primeira edição em português. Escrito por Bryson Payne que é doutor em Ciência da Computação pela Georgia State University, professor livre-docente de Ciência da Computação na University of North Georgia, onde dá aulas há mais de 15 anos. Payne atua em escolas de ensino médio e fundamental nos Estados Unidos,  promovendo a educação na área de tecnologia,

Capa_EnsineSeusFIlhosProgramar_FINAL

A ideia do livro é utilizá-lo ou como guia para pais ensinarem seus filhos ou até mesmo para quem quer aprender o básico de programação ou para você que quer aprender a sintaxe da linguagem de programação Python.

E por falar na linguagem, se você ainda não sabe muito de programação deve estar se perguntando do que eu estou falando. Bom os computadores têm sua linguagem própria e através dela que nós, seres humanos, escrevemos as ações que queremos que o computador realize. Essas ações geram os programas como por exemplo o navegador de internet no qual você está lendo esse blog.

Python é uma linguagem de programação simples e eficaz e é ensinado em cursos iniciais de ciências de computação. Algumas aplicações que você usa no dia a dia usam Python para serem executadas: Gmail, YouTube e Google Maps.

O livro começa com uma introdução que mostra a importância da programação nos dias de hoje e em seguida realiza-se uma ambientação do futuro programador com as ferramentas que ele vai passar a usar. Depois dessa etapa são 9 capítulos com os principais temas de um curso de introdução a programação: variáveis, estruturas de seleção, estrutura de repetição, funções, interação com o usuário.

Ao  final de cada capítulo existe o “Desafio de Programação” onde o estudante é incentivado a criar programas mais interessantes, experimentando, testando e realizando atividades sem medo de errar pois é assim que descobre-se caminhos e possibilidades novas na programação. Logo em seguida tem o resumão, “O que você aprendeu” onde é feita uma retrospectiva do que foi enfocado no capítulo. Todos os códigos desenvolvidos estão disponíveis para download aqui.

Uma das coisas que mais gosto nesse livro é a forma como cada tema é tratado, o estudante consegue “ver” o conteúdo que está sendo tratado em pequenos programas que são desenvolvidos ao longo de cada capítulo e o grau de dificuldade vai aumentando até chegar ao desafio.

O professor Bayne tem um curso na plataforma Udemy que usa esse livro como guia, o curso está todo em inglês mas é bastante intuitivo e fácil de acompanhar e tem até um cupom de desconto, ficando o curso no valor de $27.

Eu tenho usado o livro como guia para desenvolver atividades em outras linguagens de programação, uma outra forma de utilizá-lo é como guia para atividades extra-curriculares como por exemplo clubes de programação. 🙂

O livro custa em média R$85,00 e pode ser encontrado em diversas livrarias tanto físicas como na internet. Vale muito a pena a leitura, tanto para quem quer ensinar como para quem quer aprender!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s