dicas da tchellita, robotica

Sphero – uma bolinha robótica

E vamos a mais um review, dessa vez a escolha foi a Sphero, uma bolinha robótica bem divertida. Desenvolvida pela empresa com o mesmo nome, a Sphero possui duas versões: a Sphero 2.0 e a Sphero SPRK.

A diferença entre as versões é o material que vem no kit, a versão SPRK é voltada para ensino e vem com material para desenvolvimento de atividades que envolvam Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM em inglês), além disso o material da SPRK é transparente o que permite enxergar toda a “magia” dentro da bolinha. Já a versão 2.0 é encarada mais como um brinquedo e o material não permite ver o interior do robôzinho.

Ela é feita de policarbonato, o que a torna bastante resistente, além disso ela é a prova dágua. Possui um motor com baixo centro de gravidade o que permite que ela gire a uma velocidade de 2m/s, um sistema de navegação interna formado por um giroscópio e acelerômetro  e um conjunto  de leds multicoloridos que permite que ela brilhe muito e com diversas tonalidades de cores.

A energia para toda essa brincadeira vem de uma bateria de Lítio e o seu carregamento é feito por indução através de uma base que vem no kit, basta conectar a base a  tomada e  colocar a bolinha sobre essa base. Segundo o fabricante quando carregada por completo (3 horas) a bateria dura cerca de uma hora.

A conexão é por bluetooth, utilizando-se um app com versões para Android, iPhone e iPad ou pode ser programada através de apps, durante os testes eu usei os seguintes: SPRK Lightning Lab App, MacroLab e Tickle, todas bem intuitivos e que utilizam programação por blocos, só clicar e arrastar e você tem um programa para interação com a bolinha.

Em se tratando de robótica educacional, existe um material disponibilizado pela fabricante parasprk ser utilizado para ensino SPRK – Sphero Program Robotic Kids. Você pode se cadastrar como  aluno ou professor no programa e ir acompanhando as atividades ou simplesmente realizar o download do material que está em formato pdf.

Para quem já tem um domínio básico da programação vale a pena dar uma olhada na página para desenvolvedores (Sphero Developer), lá você pode encontrar projetos para a Sphero em diversas linguagens de programação.

RESENHA:O QUE ACHEI DA SPHERO

spheroDurante os testes eu usei a versão 2.0 confesso que fiquei bem curiosa na versão transparente :).

A programação por blocos é bem intuitiva e existem várias formas de integrar a Sphero com games, utilizando a realidade aumentada. Uma ideia legal é integrar a bolinha com outros materiais como peças lego, enfim a criatividade é o limite 🙂

Não é muito fácil controlar o robô e como ele chega a uma velocidade relativamente alta é bom ter cuidado. A autonomia da bateria deixou a desejar, na prática ela não dura a 1 hora prevista no manual do fabricante.

A conexão por bluetooth é meio chatinha, as vezes é difícil de emparelhar os equipamentos e as vezes a conexão se perde sem motivo aparente. E por fim a possibilidade de controle e programação somente por dispositivos móveis (smartphones e tablets) inviabiliza o uso em certos casos.

PREÇO E ONDE COMPRAR A BELEZINHA

Dá para comprar esse brinquedo pela store disponível na página da Sphero. O preço das duas versões é $129.99 e existe um kit educacional com 12 bolinhas que sai por $1199,99, mais é claro impostos e taxas. Além do robozinho pode-se comprar também outros acessórios.

Em resumo é um brinquedo com muita tecnologia envolvida na construção, diferente (eu nunca tinha visto um robô em forma de esfera). Eu achei bem divertido mas confesso que esperava mais da “bolinha” no que diz respeito às medidas dos sensores dela e como falei anteriormente da autonomia da bateria. E vocês, alguém já usou a Sphero? O que achou? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s