ensino de programacao

#1 Pensamento computacional: o novo ler e escrever!

Pensar computacionalmente, você sabe o que isso quer dizer? À primeira vista pode parecer coisa de cientista da computação ou estritamente relacionado com computação. Pensamento computacional nada mais é do que uma série de habilidades e técnicas para resolução de problemas sejam eles computacionais ou não.

A ideia aqui no blog é trazer uma série de programas para estudo dessa maneira de se pensar e propor algumas ferramentas ou práticas de forma que possamos utilizá-las nas mais diversas áreas do conhecimento.

Como primeiro exemplo gostaria de falar do Computational Thinking for Educators do Google. Esmaxresdefaultse programa é gratuito e disponível até o presente momento somente em inglês. Se o programa for realizado até dia 20 de dezembro você pode obter um certificado de conclusão expedido pelo próprio Google.

Quando comecei a pesquisar sobre programas de incentivo ao ensino e a disseminação de conceitos das ciências da computação , acabei descobrindo uma série de programas do Google sobre isso mas esse programa me chamou a atenção em especial pois não se trata de um programa voltado para ensinar a programar e sim para desenvolver habilidades para resolvermos problemas de forma organizada e mais eficiente, aplicando técnicas que os cientistas da computação usam em seus desenvolvimentos.

Avalie ao seu redor e o seu dia a dia, tudo que nós fazemos o tempo todo é realizar tarefas ou resolver problemas. Imagine que você tenha que organizar uma viagem de final de ano com sua família, isso nada mais é do que uma tarefa que você pode decompor em pequenas tarefas para ficar mais fácil de resolver: agendar dia, comprar passagem, reservar hotel….

Ai vem a pergunta: mas afinal de contas porque hoje em dia se fala tanto tem disseminar esses conhecimentos da computação, ensinar programação para as crianças e para pessoas de diversas áreas??

pensamentoA resposta está no fato de que hoje quase todo profissional precisa lidar com artefatos computacionais. E usar o pensamento computacional é aumentar a nossa produtividade, deixando as máquinas (celulares, tablets, computadores, notebooks) realizarem as tarefas repetitivas ficando a cargo de nós, os seres humanos,  a parte mais legal: criar!!!

Em resumo, o  pensamento computacional ajuda a transformar problemas difíceis em um trabalho mais fácil e possível de ser resolvido. Para que possamos entender melhor essa habilidade, é necessário alguns conceitos dos quais podemos citar os quatro principais: abstração, decomposição, algoritmo e reconhecimento de padrão. Da próxima vez que a gente se encontrar aqui vamos falar de alguns deles e como a gente pode aplicá-los em nossas aulas e em nossas vidas. 😉

 

Anúncios

5 thoughts on “#1 Pensamento computacional: o novo ler e escrever!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s