dicas da tchellita

Mulheres na Tecnologia

Hoje pela primeira vez eu participei de um evento voltado para meninas na área de tecnologia, foi o JS4Girls, aceitei o convite de ajudar as meninas. Acreditem se quiser tivemos lista de espera!!!!! Em outras palavras existem muitas meninas querendo aprender a programar e invadir essa praia!!!!

Há alguns anos, eu confesso, era extremamente contra esses eventos para minoria, achava eu que isso acabaria aumentando o segregamento e o que a gente estaria brigando por diminuir ou quase acabar, estaria na verdade sendo fortalecido, era o que eu pensava…

Até que um dia eu escutei alguém falar da falta de incentivo, as meninas não tem quando criança, figuras de mulheres na tecnologia para se inspirarem, pra falar “quando  eu crescer, eu quero ser igual a …”.

Comecei a pensar nisso tudo e como isso faz falta. Não estou aqui querendo dizer que nas outras áreas não exista essa falta de incentivo a um determinado gênero. O que eu quero dizer é que na área na qual estou em contato desde 1998 existe sim essa carência e que isso faz diferença.Também não quero que todas as mulheres do mundo venham pra Tecnologia, cada qual deve e pode escolher aonde quer trabalhar, com o que quer trabalhar.

Agora pensem comigo, a diversidade nas equipes de TI é ou não uma coisa para agregar valor ao produto?? Porque empresas como Google (Women Tech Makers) e Spotify estão com iniciativas para incentivo de inserção de mulheres na TI???

charge_materia_ana_paula

Infelizmente quando se fala em eventos voltados para mulheres na tecnologia começam a existir várias tretas, a grande maioria dos homens e veem as perguntas: “pq não tem evento só para homens??” (sim a gente ouvi isso). Eu quero muito trabalhar e deixar o mundo melhor a ponto de em um futuro não precisemos mais de eventos de tecnologia voltados para mulheres, nem se faça necessário comemorar a legalização do casamento gay e nem que seja uma coisa extraordinária um presidente negro.

11779823_1608505806067041_4521694051242422043_o

Dito isso, quero começar a usar meu blog para divulgar esses eventos e conhecer meninas que também como eu estão na área de tecnologia e sim ainda ouvindo piadinhas idiotas mas também conhecendo colegas incríveis que acreditam que gênero não tem nada relacionado com inteligência e capacidade de aprender, ensinar, codificar, testar, analisar…..Vamos ao primeiro evento então, o JS4Girls – Java Script 4 Girls

O evento começa com um encontro de apresentação do projeto e uma aula inaugural. Nela as meninas são incentivadas a programar. O restante do curso será ministrado online e acontecerão encontros presenciais mensalmente ou bimensalmente dependendo de cada cidade.

Em Porto Alegre o evento aconteceu hoje (15 de agosto) na Faculdade Senac e teve apoio da própria faculdade e do pessoal da Mozilla.

11695807_1013749361976848_7759944625548325175_n

JS4Girls Porto Alegre

Foi tudo muito lindo e produtivo. Muitas novas ideias surgiram do encontro e eu acabei de ganhar mais uma paixão pra minha vida!!! Vamos lutar por um mundo que cada vez mais preze por diversidade e igualdade de gêneros. Que esses eventos estejam cada vez mais presentes nas nossas vidas dando oportunidade para troca de conhecimento e que finalmente se veja que a igualdade de gêneros só tende a melhorar o mundo onde vivemos!!!

Se você participa de algum grupo, organiza algum evento, gostaria de participar, enfim se se interessa por tudo isso que eu falei, deixa um comentário aqui, vamos conversar, se organizar e colocar as nossas ideias em prática. Meninos que apoiam a ideia são bem vindos também!!!!

2 comentários em “Mulheres na Tecnologia”

Deixe um comentário

